CHIOCA - Ótica e Presentes completa 50 anos em Dois Vizinhos

25 de setembro de 2020    797 views

A empresa fundada por Davi Luiz Chioca, completa neste mês de setembro de 2020 – 50 anos de história. O menino, que aos nove anos de idade veio morar em Dois Vizinhos com os pais, aprendeu a administrar logo cedo. O jovem que iniciou sua trajetória profissional consertando relógios, construiu uma história de sucesso e transformou a sua profissão em uma empresa tradicional e oportuniza os filhos a continuidade de seu legado. Dedicado e comprometido com seus clientes, soube aprender com as dificuldades e transformou um pequeno ofício, numa empresa sólida, que hoje é referência no ramo óptico, em toda a região Sudoeste. Protagonista de uma história de sucesso, hoje aos 74 anos de idade, Davi Chioca, conta um pouco da sua vida profissional e de seu empreendimento em Dois Vizinhos.

HISTÓRIA
Davi Luiz Chioca veio morar em Dois Vizinhos, de Caçador/SC, com os pais e duas irmãs, quando tinha nove anos de idade. Ele é o mais novo dos 8 filhos do casal Antônio e Ângela. Seus pais compraram uma propriedade em São Miguel. Depois mudaram para o Bairro da Colina – em frente ao Parque de Exposições.

Chioca queria aprender uma profissão e seu irmão Jovelino que era relojoeiro, em Lajes, veio pra cá e arrumou pra ele um emprego na Relojoaria do Bortolini. Seu trabalho era lavar a loja. Lembrou Chioca, que naquele tempo a terra era vermelha, o pessoal andava de bota e a limpeza era feita com baldes de água e vassoura. Ele trabalhou de graça por dois anos, até que o Bortolini teve que fechar a Loja para Servir o Exército e Chioca ficou desempregado. Seu pai que já havia dado uma Loja para o Jovelino, pediu ao filho que no estabelecimento empregasse Davi, e a ele ensinasse a profissão.  E quando ele crescesse, pediu que lhe desse uma parte para começar.

Em Lajes, aos 16 anos de idade, Chioca cuidava da loja que ficava no centro da cidade, não tinha salário, mas podia gastar o quanto necessitava. “Eu tinha uma vida muito boa”, disse ele. Mas como era o filho mais novo, o pai e as irmãs queriam que ele retornasse para Dois Vizinhos. 

Veio pra cá, ajudou o pai construir uma casa e foi convidado para trabalhar na Relojoaria do Vicari, que estava doente e precisava de alguém pra fazer consertos nos relógios, que na época a demanda era grande. Os relógios eram mecânicos e tinha muito trabalho. Chioca aceitou o trabalho, mas avisou seu Vicari, que estaria ajudando ele por um tempo, e logo voltaria para Lajes, pois lá tomava conta da Loja do irmão e tinha uma vida muito boa. Mas Davi Chioca, não voltou pra Lajes, nem para ter sua parte na Loja, porque tinha muito trabalho por aqui... 

Seu pai lhe deu três pinheiros, grandes, que vendeu e comprou uma mesa e ferramentas para trabalhar (dentro da loja do seu Vicari) dai montou um Conserto – e começou receber a visita dos viajantes. Eles já o conheciam lá de Lajes e como não vinham muito seguido pra Dois Vizinhos, por causa da chuva, do barro e do mato. Eles deixavam as mercadorias e dava tempo do Chioca vender até que chagasse o dia deles passarem novamente pro Chioca pagar e comprar mais. E assim foi o começo da empresa Davi Luiz Chioca, na Sete de Setembro num espaço de 4 x 5 (alugado) – onde hoje é a Latreille Center.

Dona Vitória veio de Clevelândia com a irmã Ondina, esposa do Valmir Castro Garcias e trabalhava como balconista na loja de calçados de Armando Zagonel. Conheceu o Chioca, namoraram e casaram dia 10 de maio de 1969; tiveram os filhos Davi Jr e Angela e os netos: Kerolen, Davi Neto e Giovani.

A foto acima é um momento em família no ano de 2002, quando aconteceu a reinauguração da Loja.
 

Seu Davi lembrou da época de recém casados... Ele disse que a Vitória é uma mulher batalhadora, companheira, aprendeu consertar despertadores e joias. Trabalhavam até umas horas da noite, ele consertando relógios e ela joias... Levantavam às cinco horas da manhã para dar conta do serviço. Abriam a lojas às oito e já entregavam os relógios para os clientes.

Chioca considerou uma época boa, de muito crescimento para a sua empresa e para a cidade Dois Vizinhos, quando no início dos anos 70, houve a chegada das usinas Júlio Mesquita Filho. Ele contou que enchia os braços de relógios e ia para o campo de futebol. Vendia todos. Ele tinha um carro e um microfone, fazia propaganda, o que ajudava nas vendas e tinha um ajudante, o Cosme Bin. “Naquela época se vendia relógios caros, de primeira linha. Vendíamos joias muito caras, pesadas, com brilhantes e o lucro era maior”, exclamou Chioca. 

Assim sua loja foi crescendo... crescendo muito. Mas nunca teve a ambição de colocar filiais, pensou sempre em atender bem seus clientes, dar assistência dos produtos que vendia e investiu em propriedades e na pecuária. Comprou a chácara aqui em Dois Vizinhos que era do seu pai (lá na Colina), onde hoje tem a Leiteria, que é administrada pelo seu filho Davi Chioca Junior, aliás, essa propriedade ele herdou ainda criança. Com a intenção de que ficasse na família, Chioca atendeu o pedido do seu pai e colocou a propriedade em nome do filho que ainda pequeno. Seu Chioca tem uma fazenda de gado em São João, onde gosta de ir uma vez por semana, também mantém um apartamento em Piratuba e a casa no Lago. O terreno, na Rua Sete de Setembro (fotos abaixo) onde mora hoje e também onde é a Loja, Chioca adquiriu no início da sua trajetória (quando seu comércio era naquele espaço de 4x5) – e pagou em 60 vezes, o valor de Hum Milhão cada parcela. 

ANOS DIFÍCEIS
Chioca disse teve um ano que deu nove meses de seca. Mas ele sempre tinha uma reserva financeira. Nunca teve título protestado, pois sempre trabalhou com os pés no chão. E aconselha que as empresas tenham uma gordurinha, para um momento talvez de um ano ruim, não passar dificuldade. 

Ele ressaltou que vive um momento positivo na empresa, suas compras são à vista. Há muitos anos adotou essa prática e procura trabalhar com os pés no chão. “Se tá vendendo a gente compra. Se para de vender, a gente para de comprar”, disse ele, afirmando que sempre deu certo.

Sobre esse ano, apesar da pandemia o movimento não diminuiu, pelo contrário, as pessoas estando mais tempo em casa, perceberam que precisavam dar uma renovada na decoração, nos utensílios domésticos e deixar a casa mais agradável. 
 

O SEGREDO DO SUCESSO
Ao comemorar os 50 anos de empresa e consequentemente de uma trajetória de sucesso, Davi Luiz Chioca diz que a receita para construir uma empresa sólida, de sucesso é trabalhar com os melhores fornecedores. É contar com uma equipe eficiente, um atendimento de qualidade. É ser honesto. A pessoa sempre vai bem quando trabalha com honestidade. E sempre pensar no cliente. “Em 50 anos de empresa, nunca me chamaram no Procon. A minha loja tem bastante itens que dão problemas, mas nós resolvemos, nós temos que resolver. Por isso eu sempre quis ter UMA LOJA SÓ e bem cuidada. Meu maior patrimônio é o cliente. E o que mais gosto de fazer é comprar e vender. E mexer com bois (gado) é um hobby”, explicou Chioca.


PRA QUEM ESTÁ ABRINDO UMA EMPRESA
Para quem vai iniciar um empreendimento hoje, Chioca aconselha a ter uma empresa informatizada. Estudar e acompanhar a tecnologia. Foi que fez há alguns anos, quando trouxe a filha Ângela para administrar a Loja. Ela cuida dessa parte mais burocrática e também faz as compras junto com dona Vitória. Sempre estão presentes nas Feiras, escolhendo o que há de melhor e mais novo no mercado para suas clientes.


VOLUNTARIADO
Davi Luiz Chioca é um dos fundadores e foi presidente da Sociedade Rural, participou por vários anos da Diretoria da entidade que é uma das mais importantes do município. É também um dos fundadores do Rotary Club, por entender que a cidade só tem a ganhar com o Clube. Ajudou a fundar diversos outros, em cidades vizinhas. Dona Vitória participa da Associação de Senhoras de Rotarianos e assim o casal trabalha de forma voluntária em prol da cidade, que se transformou em sua cidade do coração.

Fonte: Tribuna dos Lagos - Coluna Sill Tatto - edição de 25 de setembro de 2020
 
 
 

Dom Pedro I, 212
Bairro das Torres
Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual