DUOVIZINHENSES PARTICIPARAM DO CAMPEONATO PATOBRANQUENSE DE KART
As duovizinhenses Aline Fatima Morelatto e Ana Beatriz Morelatto Zanella, participaram nos dias 08 e 09 de dezembro, no Kartódromo Ayrton Senna em Pato Branco, da 4ª Etapa do Campeonato Patobranquense de Kart, encerrando o calendário anual com total êxito.
No dia 08 ocorreram os treinos oficiais, e no dia 09 quatro corridas para cada categoria, compostas por “warm up” (destinado ao aquecimento e testes preliminares de funcionamento do motor e kart), tomada de tempo (para organização do grid de largada), primeira e segunda baterias. Na categoria cadete cada bateria previa 15 voltas, e na categoria F4 light foram 20 voltas.
A “Bia” como é conhecida no meio, teve uma atuação merecedora de muitos elogios na categoria cadete, disputando de forma limpa (sem nenhuma penalização durante todo o ano) e concisa cada volta, apresentando um traçado uniforme, chegando a ter a volta mais rápida e liderando na segunda bateria. Ao final, com diferença média de 0,02 segundos, terminou em segundo lugar ambas as corridas.
Aline encerrou a etapa com o quarto lugar garantido na categoria F4 light e diferença média de 0,4 décimos do primeiro colocado. Na somatória de pontos do Campeonato realizado durante todo o ano de 2018, composto por quatro etapas, Aline obteve o terceiro lugar geral e a Bia segundo lugar.
As pilotos contam como acompanhamento físico especializado (Maciel Nodari e Renam Restelatto– Academia Superação), nutricional (Bruna Krefta – Clínica Equilibra Corpo e Mente), psicológico (Bianca Montagner - Clínica Equilibra Corpo e Mente), preparo e mecânica (Alencar Schoenberg – Nego Kart). Patrocínio de Flor de Chamomilla, Residencial Moradas do Iguaçu, Fazendas Irmãs Morelatto, Cabalina Modas, e Mecânica Zanella. Além é claro, da experiência do chefe de equipe, pai e esposo Álvaro J. Zanella.
Importante ressaltar que as categorias não possuem divisão por gênero, e as pilotos deixam claro que depois de fechada a viseira as diferenças dessa natureza devem ser deixadas de lado. Muito embora fisiologicamente elas sejam inegáveis, mental e fisicamente podem ficar em segundo plano, porque o mais importante é a dedicação e a vontade de competir associada ao apoio das pessoas certas.
O crescimento feminino no automobilismo, que já foi dominado unicamente pelos homens, implica na evolução cultural de toda a sociedade e aos poucos o automobilismo mundial tem criado competições femininas, seletivas especiais nas diversas modalidades automobilísticas.
Para 2019, mãe e filha tem planos de competir no Campeonato Brasileiro de Kart, que será sediado pela cidade de Cascavel no mês de junho e julho, além do Campeonato Patobranquene e do Paranaense que ocorrerá em Foz do Iguaçu. Enquanto as competições não são retomadas, seguem no calendário de treinos duas vezes ao mês em Cascavel, além dos treinos em Pato Branco. Contam com a torcida de todos e apoio integral da família e amigos.