Sessão solene entregou título a Jaime Jacir Guzzo
O Conselho Universitário da UTFPR realizou na sexta-feira, 6 de março, a sessão solene de outorga de títulos honoríficos a servidores e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade.
Serão concedidos os títulos de Professor Honoris Causa ao vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal), Luís Manuel Santos Pais; o de Doutor Honoris Causa ao ex-deputado federal Alex Canziani, e de Mérito Universitário aos professores da UTFPR Flávio Neves Júnior, José Aguiomar Foggiatto, Paulo José Abatti, Tamara Simone Van Kaick; e a Jaime Jacir Guzzo, ex-prefeito de Dois Vizinhos.
Jaime Guzzo foi prefeito de Dois Vizinhos durante duas gestões (1965 - 1969 e 1997 - 2000) e não mediu esforços em materializar a ideia de construir o que seria a primeira Escola Agrotécnica Federal (EAF) do Estado no município de Dois Vizinhos. Ainda durante o primeiro mandato, foi elaborado um projeto para a criação da EAF. Em 1993, durante a gestão do então prefeito Olivindo Antonio Cassol, foi feito um projeto federal para a criação da Escola Agrotécnica Federal. , mas para isso o município precisaria disponibilizar uma área para sua instalação. Antes do início das atividades da EAF em 1997, a prefeitura disponibilizou em torno de quinhentos mil reais (em valores da época) para finalizar as estruturas necessárias, auxiliar na instalação de água e luz, além de disponibilizar através de empréstimo, alguns servidores e diversos móveis.
A Unidade de Ensino Descentralizada - UNED Dois Vizinhos estava vinculada inicialmente à EAF de Rio do Sul-SC, porém a autarquização da UNED Dois Vizinhos, foi buscada incessantemente, até ser incorporada, posteriormente, pelo sistema CEFET-PR. Com a transformação do sistema CEFET em Universidade Tecnológica Federal do Paraná no ano de 2005, criou-se o Câmpus Dois Vizinhos, com sede administrativa no próprio câmpus.
A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos agradece imensamente aos pioneiros, em especial ao senhor Jaime Guzzo por ter acreditado na educação e ser um dos precursores do que hoje é a UTFPR-DV.