COMO HIGIENIZAR ROUPAS, TOALHAS E ROUPA DE CAMA
Em meio à pandemia do coronavírus, a limpeza dos itens domésticos é fundamental. Além de lavar as mãos constantemente, evitar contatos com olhos e boca, e praticar o isolamento social, é preciso redobrar a atenção com os hábitos de higienização de roupas, lençóis e toalhas de banho. O médico, Dr. Luís Fernando Brígido, do centro de virologia do Instituto Adolfo Lutz, explicou quais medidas devem ser tomadas.
CONFIRA:
1. Priorize o uso de água e sabão na lavagem
De acordo com Luís, o coronavírus (Sars-cov-2) consegue se manter vivo em peças de vestuário durante dias. “Roupas de poliéster podem manter o vírus por mais tempo que o algodão. A limpeza com água e sabão das mãos elimina o vírus e o mesmo ocorre com as roupas”, explica.
2. Altas temperaturas ajudam na esterilização das roupas
Prefira água quente para lavar as roupas, pois ela ajuda a desinfetá-las. “O vírus é sensível à altas temperaturas e à ação de detergentes. Embora desinfetantes a base de água sanitária, na concentração de 0,2% sejam o mais eficazes na destruição do vírus, qualquer produto que ataque às gorduras, comuns em vários produtos para lavagem de roupas, irá também atacar a gordura do envelope viral [do vírus] e promover sua inativação”, afirma o médico.
3. Evite sacudir e manipular as roupas antes da lavagem
Quando você chega em casa, evite manipular e sacudir as peças que tiveram contato com as ruas. “Se as roupas estão com vírus, não é uma boa ideia agitar nem sacudi-las antes de lavar, pois assim podemos liberar o vírus presente no ar", alerta Luís. "Ao chegar da rua ou de algum local onde o vírus possa ter se ligado ao tecido, retire e junte essas roupas em um local apropriado e em seguida lave as mãos."
4. Atente-se à secagem das roupas
Caso seja possível, dê preferência para a secagem das roupas na maior temperatura adequada dentro da recomendação de cada tecido. “A secagem no sol também ser usada para completar a operação”, comenta Luís.
5. Esfregue bem as roupas
Os movimentos da máquina de lavar ou esfregar as roupas na lavagem manual contribuem para retirar as sujeiras e auxiliam na eliminação do vírus.
6. Caso more com alguém infectado, separe as roupas das demais
Se na sua casa há alguém com suspeita da doença ou infectado pelo coronavírus, algumas precauções devem ser assumidas. É importante que separar roupas, lençóis, toalhas e demais itens utilizados pelo paciente. Tais itens devem ser higienizados e lavados separadamente!
7. Toalhas de banho merecem uma atenção maior
“As toalhas de banho devem ser individuais, em especial as de rosto, pois alguém pode ter usado antes de forma inadequada. Ou seja, expondo a toalha à áreas não lavadas adequadamente que porventura tenha partículas virais", afirma o médico. Segundo ele, se a pessoa fez a higiente correta, o vírus na pele será inativado.
8. Troque os lençóis com frequência
Por fim, Luís indica que a troca de lençóis e roupas de cama seja feita com maior frequência, visto que o vírus pode passar para os tecidos caso estejam em contato com pessoas infectadas.