ENCONTRO DE GAITEIROS: DOUGLAS BORSATTI & IGOR MOSELE
Na segunda-feira, 04, Igor Paulo de Morais Mosele, do Grupo duovizinhense de voluntários da UOPECCAN Cascavel, realizou um antigo sonho. Ele passou a tarde com o gaiteiro Douglas Borsatti, no sitio de seus pais aqui em Dois Vizinhos. O Global é duovizinhense e nesse período de pandemia está passando uma temporada na cidade natal.
Irene Fatima de Miranda, coordenadora do Grupo de Voluntários, me convidou para estar com eles registrando esse momento tão especial. Por compromissos já assumidos anteriormente não pude ir. Mas faço questão de compartilhar com vocês algumas fotos desse momento que vai ficar marcado nas vidas principalmente do Igor, de sua mãe Terenice Morais e de Douglas Borsatti.
SOBRE IGOR PAULO DE MORAIS MOSELE
Igor Paulo de Morais Mosele nasceu prematuro com 6 meses de gestação, sendo que sua prematuridade ocasionou a perda da visão, deixando-o cego pela Retinopatia da Prematuridade.
Com isso, surgiu a necessidade do aprendizado do Sistema Braille, para sua alfabetização, iniciando com 2 anos e nove meses sua vida escolar.
Aos 3 anos começou demonstrar seu gosto pela música gaúcha, ouvindo programas de rádio, e o Grupo Infância Nativa, na qual o Douglas Borsatti fazia parte e foi uma de suas inspirações.
Com 6 anos seus pais compraram uma pequena gaita, onde ele começou manipular o instrumento. Então, sentindo que seu gosto era verdadeiro pelo instrumento, foi adquirido uma gaita de 48 baixos, onde foi tirando um melhor som musical.
Completando 11 anos, mais um desespero para seus pais. Em exame de audiometria foi constatado sua perda auditiva em grau moderado. Contudo, continuou com muita alegria sonhando em ser um gaiteiro.
Aos 12 anos, com muito suor, seus pais conseguiram comprar um acordeon de 120 baixos e com melhores recursos, para assim iniciar seus estudos com o professor Antônio Araí.
Atualmente, ele tem 17 anos, está no 3°ano do ensino médio e continua seus estudos na sanfona. Faz parte do grupo Voluntários da UOPECCAN (hospital de câncer), tendo como coordenadora a Irene Fatima de Miranda.
Para finalizar, a mãe de Igor, Terenice agradeceu ao excelente gaiteiro, dono de um coração gigante DOUGLAS BORSATTI, o qual realizou um dos maiores sonhos do Igor, que foi ‘’florear’’ a acordeona com seu grande inspirador.
Assista o vídeo https://youtu.be/vWFYORPCRk8