Estelionatários roubam meu WhatsApp por algumas horas e tentam extorquir dinheiro dos meus contatos
Na terça-feira, 19, um rapaz entrou em contato comigo através de uma ligação para meu celular. Ele perguntou se era da parte de Sill Tatto, disse que tinha um convite para entregar, do evento da Mariana ..., para 26 de julho. Perguntou se era pra enviar pelo WhatsApp ou por e-mail. Como diversas vezes já recebi material via WhatsApp, não me importei que enviasse através do aplicativo. Então ele disse que eu precisaria enviar para ele um código que eu iria receber por SMS. Na pressa, mal li a msg e vi só os números e passei pra ele. Em seguida agradeceu, disse que enviaria o convite com todas as explicações e que em uma hora retornaria a ligação para a entrega do convite dos meus convidados. Achei estranho, porque geralmente são de praxe dois convites... Mas não o questionei, eu estava numa loja da cidade, estava com pressa e desliguei.
(Na quarta-feira, 20, tentei ligar para os números acima, um deles chamou, mas ninguém atendeu. Os demais nem deu ligação)
No horário marcado ele realmente retornou a ligação. Eu estava com meu filho na odontopediatra. Falei rápido com ele, desconfiada fiz alguns questionamentos, depois que ele perguntou minha profissão. Ai percebi que ele não sabia quem eu era e portanto não poderia estar enviando convite... Mas como já tinha confirmado pela segunda vez o código que solicitou, era tarde de mais. Não finalizei a ligação. Bloqueei o contato dele. Em seguida varias ligações chegaram e eu não atendia e bloqueava os números. Preocupada, imaginando que tipo de golpe era aquele, sentei, abrir meu WhatsApp e lá estava a terrível mensagem: seu número de WhatsApp não está mais conectado neste telefone...
A MENSAGEM ERA IGUAL PARA TODOS OS CONTATOS
Em seguida comecei receber ligação de amigos, perguntando se estava tudo bem e me informando sobre as mensagens que estavam recebendo. Todas num único padrão.
Boa tarde
Pode falar?
Quando a pessoa respondia o ladrão de WhatsApp, estelionatário, escrevia:
Preciso de um favor.
Você consegue fazer um pagamento via transferência pra mim? Fiz duas transferências hoje e excedeu meu limite, aí amanhã libera e te transfiro de volta no primeiro horário.
Pelos prints que recebi, o valor que pedia era diferente um pouco para cada contato...
Então prosseguir a perguntava: Pode depositar? Qual Banco?
E assim foi para, sei-lá..., acredito que todos os contatos.
Isso já eram mais de 16:00.
UM DE MEUS CONTATOS FOI VÍTIMA DOS ESTELIONATÁRIOS
Leguei para algumas pessoas da família. Fiz live. Storie. Contei com a ajuda de muitas pessoas que divulgaram o ocorrido nos grupos de WhatsApp.
Mas infelizmente, uma das primeiras pessoas a receber a mensagem do estelionatário, caiu no golpe. Ela achou que era eu realmente. Minha foto, meu número... após a transferência me ligou e eu já em desespero... quando vi sua chamada já atendi pedindo ajuda pra divulgar sobre o clone. Era tarde demais. Ela tentou bloquear a transferência. Recebeu ameaças e ofensas do safado. Ela viveu momentos de tensão junto comigo.
Fomos fazer o Boletim de Ocorrência. Mas até agora, a Polícia nada pode fazer.
Alguns contatos deram conversa, pegaram os dados das contas para depósito. Todos esses prints foram encaminhados ao Delegado de Polícia da comarca de Dois Vizinhos, Dr. Joselito Teixeira. Ao todo são seis contas de pessoas e bancos diferentes.
PRIMEIRAS PROVIDENCIAS A SEREM TOMADAS
Uma das primeiras providencias tomadas, logo que cheguei na PM, embora eu já tivesse tentado, foi tentar novamente configurar o WhatsApp com meu número no meu aparelho. O policial tentou inclusive desinstalar e instalar outra vez. Mas não conseguimos êxito. Então encaminhei um e-mail para [email protected], informando que meu número havia sido desconectado do aplicativo de WhatsApp instalado no meu celular. Como disseram os policiais ele tinha sido clonado. Passei o número, meu nome completo e pedi o bloqueio.
Perto das 20h00 tentei reinstalar novamente e consegui restaurar. As mensagens do ladrão de WhatsApp e estelionatário não apareceram para mim.
Agora de posse do meu WhatsApp fiz a confirmação em duas etapas, por orientação dos policiais, do meu irmão e de alguns amigos.
A você leitor que pensa como eu pensava que isso não é necessário porque nunca vai cair nessa cilada, digo o seguinte, nunca – não existe. Infelizmente, os meliantes estão aí usando a tecnologia, a inteligência, o tempo, a boa fé das pessoas e primeiro eles nos desestabilizam, nos deixam nervosas, nos confundem, usam de artimanhas diversas... na hora você está tremendo, nem lê direito, clica em algo que não devia, fala o que não poderia ter falado... se o aplicativo tem recursos contra roubo, vamos usar, não custa nada.
PASSO A PASSO PARA A CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS – SEGURANÇA DO WHATSAPP
Abra seu aplicativo, clique nos 3 pontinhos, vá em configuração, depois em conta, e aí você já vai ver a opção confirmação em duas etapas. Clique e siga os passos. Você vai criar seis dígitos, que serão seu código PIN. Em alguns momentos o aplicativo vai solicitar esses números a você, será sua senha. Por isso guarde na sua memória e nunca caia nesse golpe.
Agora, se algum dia você receber a mensagem de alguém pedindo dinheiro. Mesmo que tenha foto do seu familiar, melhor amigo, marido, sei lá, pessoas próximas... desconfie. Ligue para a pessoa. Tente contato através de outro número se não der certo, fale com um familiar da pessoa. E ajude a descobrir pegando número da conta que o meliante está pedindo o depósito. Passe para a vítima ou para a polícia. Esse tipo de crime acontece porque falta talvez informação sobre os estelionatários, os envolvidos com o problema.
TIPOS MAIS COMUNS DE CRIMES NA INTERNET QUE ACONTECEM EM DV
Na PM, me informaram que clonar celular e dar o golpe da transferência, é um crime que a cada dia fica mais comum. Os argumentos que usam são: do convite que foi meu caso, promoção de alguma coisa ou sorteio.
Outro golpe na linha de crimes cibernéticos é o da OLX – a pessoa anuncia uma mercadoria pra vender. Um golpista se fazendo passar pelo site, entra em contato com a pessoa e diz que precisa do código para o anúncio ser divulgado. A vítima passa o código e o bandido vende a mercadoria e não repassa o dinheiro para o anunciante.
Tem o golpe do leilão. Os estelionatários criam um site fake de leilões.
E o novo golpe é da foto de uma criança ou adolescente nua. Eles enviam para a pessoa. E depois começam ligar fazendo ameaças e tentando extorquir dinheiro, como se a pessoa que recebeu a foto fosse a criminosa.
DEPOIS QUE O MEDO, O TERROR, O SUFOCO, O PESADELO PASSAR...
Sei que tá difícil! É muita criatividade dos maus... Mas vamos vivendo e aprendendo. Tentando tirar as melhores lições, mesmo que dos piores horrores que fazem conosco.
Eu tirei algumas lições, que talvez nem sejam relevantes para descrever aqui, exceto uma delas, meu contato, que achou que era eu que estava lhe pedindo o dinheiro, não pensou vezes e mostrou que gosta, confia e que é minha amiga acima de qualquer questionamento.