CINQUENTENÁRIO DO ROTARY CLUB DE DOIS VIZINHOS
O Rotary Club de Dois Vizinhos completa nesse mês de julho, 50 anos de fundação no município. O primeiro Clube de Dois Vizinhos, padrinho de inúmeros outros na região e idealizador de grandes feitos nesta cidade.
Para marcar a data os membros comemoram de forma discreta e singela, durante festiva de posse da nova diretoria, na noite de quinta-feira, 01 de julho, na Casa da Amizade.
Na ocasião, Sergio Marchese passou a presidência a Valter Oshiro Vilela, que em seu discurso reforçou o objetivo do Rotary que é estimular e fomentar o Ideal de Servir. “Estaremos promovendo o bem social, a sustentabilidade e melhorando a vida do próximo”, disse o novo presidente, Rotary Club de Dois Vizinhos.
OS 50 ANOS
O ponto alto da Festiva foi o descerramento de uma Placa com os nomes dos 50 presidentes do Clube. Davi Luiz Chioca, um dos únicos fundadores do Rotary Club de Dois Vizinhos, ainda atuante no clube, comentou para o Jornal Tribuna dos alguns dos feitos importantes do Rotary Club de Dois Vizinhos para o município. Lembrou inicialmente que o outro sócio fundador ainda na entidade é Etelvino Fontana, o Bianco. “O Rotary Club de Dois Vizinhos foi designado um dos melhores Clubes de Rotary do distrito onde hoje existem vários. Sempre cumprimos as metas e sempre trazíamos prêmios para nosso clube. Tivemos três prefeitos dentro do nosso clube: José Ramuski, Ervelino Coletti e Olivindo Antonio Cassol que comprou o terreno do Parque de exposição e o terreno para construção da Escola Agrotécnica Federal, que mais tarde passou a Cefet e hoje é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Fizeram parte também dessa conquista, os companheiros rotarianos Roque Both e Célio Menegatti e o deputado Federal Ivânio Guerra. Me sinto muito feliz de ser um rotariano fundador. Para ser um rotariano, o associado paga e tem que ter o espírito de dar de si antes de pensar em si. Tudo o que tem nessa cidade tem a mão do Rotary. O Rotary formou, por exemplo, uma comissão para criação de mais um hospital para Dois Vizinhos. Foram contatados inicialmente os Doutores Ernani, Paulinho Santiago e Artidoro - a conversa que resultou na instalação do Hospital e Maternidade São Judas Tadeu, instalado em um prédio que havia sido abandonado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Também o Coopermundi, veio um temporal descobriu tudo e o prédio ficou abandonado por um tempo. Alguns rotarianos envolvidos com a Igreja, entre os quais o saudoso Abel Vitto, fizeram uma comissão e foram falar com o Bispo e hoje está aí como um dos melhores colégios do Paraná. Assim o Rotary em Dois Vizinhos teve participação ativa em muitas entidades que hoje servem a comunidade como a APAE, Clube dos Idosos. São muitas coisas e para contar tudo, terei de ficar horas e horas e o assunto não terminará”, declarou Davi Chioca, complementando ele disse ainda que recentemente teve a mão do Rotary no Laboratório de Análises Moleculares da UTFPR – Campus Dois Vizinhos.
OUTROS FEITOS
Em uma publicação especial sobre os 50 anos do Rotary Club de Dois Vizinhos, Valdir Pagnoncelli, que foi o único Governador distrital do clube, destacou também alguns feitos do Rotary para o município.
“O Rotary foi decisivo na criação do CTG – Saudades do Pago e na construção de seu galpão na Rua Rio Grande do Sul, onde hoje está a Suvel. E assim foi com o CCOS – Centro Comunitário de Obras Sociais, com a APAE, AABB-Comunidade, Casa da Paz.
Membros do Rotary se envolveram profundamente na criação e funcionamento da Associação Comercial e na vinda das Irmãs Azuis, Irmãs da Imaculada Conceição Coonceição, com carisma específico voltado à educação. Para a reforma e ampliação do prédio onde hoje funciona o COOPERMUNDI, foi feito um bingo em que o prêmio era um sitio com aviário pronto.
Com a chegada da SADIA em Dois Vizinhos, em agosto de 1978, aportaram por aqui muitos profissionais de alto nível. O clube não perdeu tempo, pois encontrou um terreno fértil para ampliar seu quadro social, fazendo a diferença nas ações junto à comunidade.
Coincidência ou não, pela Lei Municipal número 71/76, assinada pelo companheiro prefeito Ervelino Coletti e por mim, Secretário Geral da Prefeitura, foi feita a doação do lote urbano número 10 da Quadra 107 à ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos, hoje, Rua Prefeito Dedi B. Montagner, 544, local que abriga os três clubes, Rotaract e Interact. Nele, num esforço gigantesco de doações, a família rotária conseguiu edificar sua sede própria, a Casa da Amizade, que ao longo dos anos, passou por várias reformas e ampliações. A Lei Municipal 1.583/2010, assinada pelo prefeito José Luiz Ramuski, declara o Rotary Clube de Dois Vizinhos como entidade de Utilidade Pública. O Rotary Club de Dois Vizinhos vem mantendo a décadas, a tradição de promover o plantio de árvores. Foi criada a Semana da Árvore Frutífera no mês de junho e a Semana da Árvore em setembro. A renda da comercialização sempre permitiu beneficiar as entidades parceiras como Casa da Paz, APAE, AABB Comunidade.
A comercialização das mudas de árvores sempre manteve, pelas campanhas feitas, um forte apelo em favor da natureza, do meio ambiente, e da preservação do Planeta Terra. Promoção de grande repercussão na comunidade local e regional, feita todos os anos é a Festa do Costelão e Porco Maturado. Por estarmos sediados em Dois Vizinhos há quase vinte anos, o Clube promove o Dia do Vizinho. No último domingo de janeiro, os vizinhos do mesmo prédio ou da mesma rua, reúnem-se para, em forma de partilha, almoçarem juntos, se conhecerem, trocarem informações e confraternizarem. Sempre na ideia de que o vizinho é o parente mais próximo. Com a chegada da pandemia esse evento não manteve continuidade. Antes disso, o clube teve a iniciativa e por anos, manteve o projeto do VIZINHO VIGILANTE. Nos bairros, as casas eram identificadas com um grande adesivo informando que ali morava alguém que vigiava e era vigiado. Essa iniciativa foi muito bem aceita pelas autoridades policiais, diminuindo roubos, furtos e contravenções”.