Inaugurado o 1º trecho do Caminho de Santiago Dois Vizinhos
Os grupos Ande Pela Vida Dois Vizinhos (AndeDV) e Santiago Brasil organizaram a 2ª Caminhada de Santiago em Dois Vizinhos. O evento, que foi um marco histórico e importante dos caminhos turístico rural e religioso em nossa cidade, aconteceu neste domingo, 15, com trajeto de dez quilômetros, aberto para toda a sociedade.
A saída foi às 6h15, da Avenida Dedi Barichello Montagner, 250 (em frente ao Edifício Pagnoncelli – sedes das rádios Educadora e Vizi FM). O trajeto passou pela Linha Tártari e seguiu até a comunidade de Boa Vista do Chopim, onde foi abençoado o marco do primeiro trecho Santiago de Compostela em Dois Vizinhos e a placa com o nome do Caminho – Valdir Luiz Pagnoncelli, uma homenagem para a pessoa que inspirou e incentivou o Caminho de Santiago aqui em Dois Vizinhos.
Em seguida, foi servido café da manhã pela comunidade local.
Na primeira edição da Caminhada de Santiago, realizada no dia 2 de abril houve 155 participantes.
SOBRE O CAMINHO DE SANTIAGO EM DOIS VIZINHOS
O idealizador do Caminho de Santiago em Dois Vizinhos, Elcir Amadei, reside em Ponta Grossa, mas é natural de DV. Ele estudou junto com o Irineu Pagnoncelli, irmão do Valdir. Em conversa via WhatApp, nos contou que em 1974, recebeu do Valdir Pagnoncelli, o diploma do Ginásio. A relação entre as famílias é de longa data, existe um parentesco entre elas (as famílias).
Um dia desses, os dois conversavam sobre viagens e o Valdir falou desse Caminho, o que despertou em Elcir um interesse.
Em 2008, sua esposa (Marli) fez pela primeira vez o Caminho Santiago de Compostela, na Espanha. De 2014 em diante, o casal fez outras vezes. Ele disse que estarão embarcando amanhã (16/05/22), para mais uma caminhada, dessa vez sem pressa, com intuito de trabalhar de uma forma ou outra para o caminho e para os peregrinos de primeira viagem. “A partir de um primeiro caminho, ele nunca mais termina”, expressou ele. Por essa razão não esteve presente nesta segunda caminhada.
O Valdir foi a primeira pessoa que Elcir procurou após ter a ideia de criar o Caminho de Santiago de Compostela em Dois Vizinhos. “Um projeto desses, você precisa de pessoas e a primeira pessoa que procurei foi ele. E me incentivou no primeiro momento. Tanto é que ele nos últimos dias da vida, fez frases, orientações e entrevistas... Então a ideia foi minha porque achei o município de Dois Vizinhos com a necessidade de crescer, desenvolver economicamente. E o turismo religioso é uma das formas. Então a ideia foi minha mas o grande incentivador foi ele. Sem ele provavelmente não sairia”, disse Elcir, em áudio para o Tribuna dos Lagos.
E também reforçou a importância da parceria com grupo Ande pela vida, que já existe desde 2018. Ainda segundo Elcir, após falar com o Valdir, apareceram também, o Ronaldo, a Luciane e outras pessoas que auxiliaram para tornar realidade esse Trajeto de Santigo no município de Dois Vizinhos.
A seguir algumas imagens repassadas pelo Grupo Ande Pela Vida.