Criada a Associação Caminho Brasileiro de Santiago Dois Vizinhos
Na terça-feira, 22 de agosto de 2023, foi realizada na Associação empresarial de Dois Vizinhos, uma reunião com alguns convidados para a criação da Associação Caminho Brasileiro de Santiago Dois Vizinhos.
Elcir Amadei idealizador do projeto, inspirado por Valdir Pagoncelli (in memorian), não esteve presente na reunião, pois está em viagem, trabalhando fora, pelo Projeto Caminho de Santiago Dois Vizinhos.
Estavam presentes: Luciane Reguelin, Idalino Candioto, Ronaldo Souza, Sirlei Freitas Talau, Silvana Tatto, Joares Tártari, Jair Galvan, Fernanda Galvan, Renata Pagnoncelli Deconto, Loiri Fadanelli, Chales Pagnoncelli, Márcio da Silva, Ademir Reinieri (do Verê) e Francisco Fialkowski. Ao todo foram 20 pessoas convidadas, mas alguns não puderam comparecer.
Foi elaborado um estatuto pelo diretor de turismo do município de Dois Vizinhos, Flávio Galeazzi e redefinido alguns pontos pelo advogado Dr. Jair Galvan e pelo contabilista Joares Tártari, todos voluntários do projeto.
A próxima reunião será para a aprovação do estatuto.
Assim na primeira reunião para a criação da Associação foi definida a diretoria:
Presidente: Luciane Reguelin;
Vice-presidente: Idalino Candiotto;
1° Tesoureiro: Joares Tártari;
2° Tesoureiro: Chales Pagnoncelli;
1° Secretário: Ronaldo Souza;
2ª Secretária: Loiri Fadanelli;
Os demais presentes na reunião e outros a serem convidados farão parte do Conselho.
No grupo de WhatsApp – oficial do Santiago Brasil, Elcir Amadei, destaca alguns trabalhos, desde o início do projeto:
1) visita em Brasília ao deputado federal Paulo Litro onde foi recebido pelo seu chefe de gabinete Renan Ribeiro.
“Mostrando-se profundo conhecedor da cidade e pessoas, falamos sobre o projeto Santiago Brasil, sua grandiosidade e sobre Dois Vizinhos. Falamos das seguintes necessidades para serem trabalhadas no curto o longo prazo: Ajuda do parlamentar no registro do Caminho junto ao Ministério do Turismo. Ajuda na divulgação nacional do projeto. Convite a ser feito antecipadamente ao cônsul da Espanha no Brasil para a inauguração do Caminho e cerimônia de início da construção da IGREJINHA DE PEDRA junto ao trecho urbano do caminho. Fornecimento de 500 beliches para albergues paroquiais e públicos como na Espanha junto às 28 comunidades. Direcionamento de verbas públicas para plantio de flores e árvores frutíferas, bem como sua manutenção em uma extensão de 150 km (300,) se contar os dois lados do caminho. Lembrar que o turismo necessita de facilidades de acesso como um terminal rodoviário já existente mas também um aeroporto. Quero também registrar que nosso estatuto após aceitação e colaboração ao projeto por parte de prefeitura, vereadores, padres, freiras, bispo, entidades em geral, representando todos os duovizinhenses, pela competente Luciane. Parabéns Dois Vizinhos por escolher também a indústria do turismo como base para um crescimento sustentável”, escreveu Elcir Francisco Amadei idealizador do projeto Caminho Brasileiro de Santiago em Dois Vizinhos.