Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro prestigiaram a posse de Donald Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou nesta segunda-feira (20/1) a mensagem “grande dia” acompanhada de uma foto da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e de seu filho, Eduardo Bolsonaro, em Washington, EUA. Bolsonaro foi proibido de comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e Michelle e Eduardo o representam.
A posse está marcada para esta segunda-feira e contará com a presença de parlamentares bolsonaristas que viajaram ao país para acompanhar o retorno do aliado ao comando da Casa Branca.
Eduardo Bolsonaro mantém uma relação próxima com políticos e estrategistas da equipe de Trump. Michelle, por sua vez, viajou no sábado (18/1) com o objetivo exclusivo de representar Bolsonaro na cerimônia.
Na publicação desta segunda-feira, Bolsonaro afirmou que o mundo “está ligado” nos Estados Unidos e enviou um “abraço” a Trump.
SOBRE A POSSE
Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20/01). A cerimônia ocorreu no Capitólio, em Washington, e foi adaptada para a parte interna devido ao frio extremo, com temperaturas chegando a -12 °C. Trump usou a mesma Bíblia que Abraham Lincoln utilizou em sua posse de 1861, além de uma Bíblia pessoal.
Em seu discurso de posse, Trump afirmou que "a era de ouro da América começa agora" e prometeu construir uma nação "orgulhosa, próspera e livre". Ele criticou o governo de Joe Biden e destacou uma "crise de confiança" no governo federal. Trump também anunciou que vai decretar emergência nacional na fronteira com o México e prometeu encerrar a política de introduzir raça e gênero em todos os aspectos da vida privada americana.
A cerimônia contou com a presença de figuras importantes, como Jeff Bezos, Elon Musk, e chefes de Estado como Javier Milei, presidente da Argentina, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália. O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro não foi autorizado a comparecer devido à retenção de seu passaporte pela Justiça.