Mulheres eleitas em Dois Vizinhos
Foram 40 mulheres concorrendo a uma vaga na Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos nestas Eleições de 2024. Destas, apenas duas foram eleitas pelo partido PP, o mesmo do prefeito reeleito Carlinhos Turatto, (Silvana Dal Molin e Daniela Alberton) e 21 ficaram como suplentes.
Clique aqui para acessar o site do TSE e ver o resultado das Eleições em Dois Vizinhos.
DANI PATO: DOS CAMPOS DE FUTEBOL E DAS PASSARELAS AO LEGISLATIVO MUNICIPAL
Aos 21 anos, Dani Pato já ostentava um currículo impressionante! Dani brilhou nos campos de futebol - como jogadora do Santos, ela conquistou títulos importantes, incluindo o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Libertadores. Na Vila Belmiro, fez tabelinha com a craque Marta e brincou com Neymar nos campos do CT Rei Pelé.
Dani também teve uma passagem marcante pelo Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Além de sua carreira esportiva, ela atuou como modelo para marcas de roupa e participou de concursos de miss. Embora não tenha sido eleita Miss Dois Vizinhos, em 2015, Dani não desistiu de seus sonhos. Nove anos depois, é eleita Vereadora (pelo PP) por Dois Vizinhos com 799 votos, mostrando sua dedicação e compromisso com a comunidade.
É Fisioterapeuta, pós-graduada em ortopedia e traumatologia e idealizadora do projeto CT Dani Pato, que levou alunos para a Espanha, no mês de abril, para participarem do torneio de futebol juvenil, a Copa MIC (Mediterranean International Cup). Clique aqui para ler a matéria.
Parabéns Daniela Alberton pelo desempenho na campanha e o sucesso nas eleições para vereadora em Dois Vizinhos neste 2024.
Muitas mulheres disputaram uma vaga e estão de parabéns pela coragem. Um dia será normal a participação da mulher e não obrigatória, afinal precisamos de mulheres no legislativo, não só no âmbito Municipal como no Estadual, ter uma maior participação, uma maior presença feminina na política de uma forma geral.
E POR ONDE COMEÇAR
A primeira coisa que você deve fazer para iniciar uma carreira política é definir o cargo que almeja exercer. Se deseja ser deputada, governadora, prefeita, vereadora ou senadora deverá entender quais são as atividades e obrigações do cargo.
Em segundo deverá focar em contextos mais locais, se for para ser uma vereadora, quem sabe se tornar presidente da comunidade, de algum clube, ou de alguma entidade, até mesmo ser síndica do prédio. Toda experiência é válida para que haja uma noção de como é a carreira política na prática. Você pode ser voluntária em alguma entidade. Mas seja de verdade, seja dedicada e faça por amor e não por glamour ou status. Tenha um público-alvo e seja filiada a um partido. Escolha o partido que representa seus ideais, que tenha objetivos em comum aos seus.
Muitas mulheres que protagonizam sua própria história são vistas e são convidadas por partidos políticos a participarem das eleições, mas muitas são convidadas apenas para atingir a cota obrigatória das candidaturas femininas que é 30%.
A professora Silvana Aparecida Dal Molin (Sil da Educação), que foi secretária municipal de educação em Dois Vizinhos, na gestão Carlinhos e Nery, conquistou 1274 votos, também pelo PP, sendo eleita a vereadora mais votada na história politica feminina do município.